Quando alguém decide empreender, uma das primeiras definições do gestor é em relação ao core business da empresa, ou seja, definir o centro do negócio: o que o diferencia da concorrência. A partir dele é que a empresa pode se encaixar em um nicho de mercado e atender as dores dos clientes em uma atividade específica. Mas muitos esquecem de atentar para um elemento fundamental em todo negócio: as pessoas.
Quem serão as pessoas que farão parte desse empreendimento? Colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros. Tudo são pessoas.
Se analisarmos bem, as pessoas são a partida e o destino de um negócio, seja ele uma venda de um produto ou a prestação de um serviço. Elas estão no início e no fim do ciclo, simbolizam a razão de existir do empreendimento: se diretamente para o consumidor final ou se por meio de uma outra empresa.
Não é sobre monitorar paredes, é sobre cuidar das pessoas
Por que criamos um software para empresas de segurança? É para os CNPJs registrados na Receita Federal ou para os CPFs dos gestores e dos colaboradores que fazem a empresa andar? A reflexão pode ir além: o nosso sistema é feito também para as pessoas que estão em seus lares e suas empresas seguras em um ambiente monitorado por um cliente nosso.
Não por menos começamos a vivenciar uma nova fase no universo business, a era dos negócios feitos por humanos para humanos.
Anos desafiadores
2020 e 2021 e vieram para mexer com a nossa forma de pensar, agir e se relacionar. Valorizamos a proximidade com as pessoas. Soubemos com quem podemos contar em momentos difíceis. Cuidamos do próximo como a nós mesmos. Criamos novas oportunidades de trabalho, de aprendizado. Extraímos da tecnologia todo seu potencial. Criamos soluções para problemas complexos…e outros, nem tanto.
A adaptação é do ser humano
Mas mesmo à distância, não perdemos a nossa essência. A adaptação é ser humano. A nossa cultura esteve presente mesmo em home office. Não deixamos de estar próximos, mantendo a cultura, o carinho e a energia da Inside. Com os nossos Happy Hours, Comemoração do GPTW, os aniversários, dia dos pais, dia das crianças.
Estivemos perto dos nossos clientes com implantações, reuniões, webinars, mentorias, palestras e feiras virtuais.
Por outro lado, sentimos falta do cafezinho da Dona Lourdes e da Tere. Da troca de ideias entre o colega ao lado. Dos treinamentos que iniciavam com um abraço caloroso. Dos eventos presenciais marcados por grandes trocas de ideias, aprendizados, conexões.
Evoluir é não perder a humanidade
Isso tudo nos ensina que evoluir é não perder a humanidade. Não podemos deixar de ter uma conversa o olho no olho, precisamos evoluir sim, mas começando nas relações humanas. E vamos começar com um único indivíduo: você mesmo.
Ser melhor pra você é ser humano
Vamos pensar em como esse ano pode ser melhor? Melhor pra quem?Melhor pra você!
O que você deixou para trás por culpa da pandemia? O que não foi feito pela falta de um esforço seu? Que curso você pode fazer? Que cuidado com a sua saúde você pode ter? Que hobby você quer praticar?
Não há mais tempo para postergar. É preciso agir e fazer desse ano um ano melhor para você. Seja imediatista, faça acontecer agora. Valorize o ser humano que você é! E consequentemente tudo ao seu redor irá refletir essa postura.
Quando foi a última vez que você parou para refletir sobre as suas atitudes, analisar as suas qualidades, os seus defeitos e as suas emoções, uma verdadeira autoavaliação mesmo? Essa reflexão é importante e a partir dela, você vai identificar o que precisa ser feito para evoluir como ser humano.
Toda as ações têm pelo menos um propósito: realizar algo que valorizamos e que nos beneficie. A origem de todos os comportamentos – sejam bons ou ruins – é uma intenção positiva. Então, depois do que vivenciamos com a pandemia, com todas essas experiências de 2020 e 2021 o que vamos fazer de diferente em relação à nós mesmos?
Assuma as responsabilidades sobre sua vida. Quer mudar o mundo, comece por você. Ação e reação.
Evoluir é ser humano
Com essa mensagem queremos reforçar que a Inside Sistemas é feita por pessoas. Pessoas que movimentam os ambientes, que fazem os negócios acontecerem, que sonham, que realizam, que crescem, que fazem a empresa ser viva. Nosso sistema não é feito para máquinas. Ele é feito para as pessoas. E é feito por pessoas. Por todos nós!