Gestor: não acumule funções, tome decisões

gestor decisao

 

O começo de todo negócio não é simples. O empreendedor acumula funções de gestor, vendedor, RH, marketing, técnico, compras, estoquista e tantas outras que são necessárias para que a empresa caminhe.

 

O acúmulo de funções é inevitável e frequentemente a sobrecarga é tão grande, que é necessário aumentar a jornada de trabalho para dar conta da demanda.

Neste momento, o gestor tem que fazer uma escolha e deixar de lado o seu tempo de desfrute com a família, amigos, praticar um esporte ou qualquer atividade que lhe dê prazer e faça recarregar as suas energias.

Com o crescimento do negócio e mais gente para cumprir com as funções que antes eram resolvidas por uma só pessoa, a esperança de ter uma rotina mais calma vai por terra: caixa de e-mail lotada, agenda sem espaço para novos compromissos – profissionais e individuais –, muitas conversas em andamento pelo Whatsapp (já pensou em usar a função “Etiqueta” para separar prioridades ou casos a resolver?).

É possível ter vida além da empresa?

A bola de neve vai crescendo à medida que os dias passam e quando se percebe, o gestor está gastando mais tempo organizando o que precisa ser feito do que realmente executando uma ação ou delegando as atividades por falta de informação ou controle adequado.

Neste momento, recorre-se a aplicativos ou planilhas que organizam tarefas para cada setor.

Isso é um passo para começar a melhorar o gerenciamento das atividades, pois ter um controle maior ajudará a melhorar o desempenho, aumentar a eficiência da empresa e dos colaboradores.

Ufa, acho que agora é possível ganhar um tempo a mais para viver!

Mas será?

O limite das planilhas

– As informações estão organizadas a ponto que consiga medir?

– Existe um fluxo destas informações onde os funcionários da empresa podem visualizar?

– Consegue gerar dados destas informações para tomada de decisão?

Poderia apresentar dezenas de questionamentos para avaliar se planilhas e aplicativos são suficientes para ter uma empresa organizada, ativa, rentável sem sugar todas as energias do gestor.

Mas isso não acontece sem integração e organização sistêmica.

Tomar decisões baseadas no feeling de gestor não é suficiente – é preciso agregar à essa percepção empreendedora, dados que podem trazer mais assertividade na condução do negócio.

Conte com um sistema de gestão

Só um sistema de gestão pode trazer o controle de todos os fluxos.

Seja ele um processo simples como as contas a pagar e a receber, ou mais complexos e específicos como gerar um contrato, passar pelo estoque, abrir uma OS, direcionar ao técnico por meio do celular, executar a instalação do projeto, faturar, gerar a nota fiscal e o contas à receber, integrar online com o banco e cobrar.

Além dessa dinâmica integrada, o sistema pode trazer dados e métricas que irão orientar a tomada de decisões assertivas, trazendo resultados como economia de tempo e dinheiro, profissionalização e crescimento da empresa.

Um ciclo virtuoso que está ao alcance de todos os empresários, empreendedores e gestores que buscam o sucesso.

Por isso, desde o primeiro passo para criar uma empresa, independente do porte que ela seja, contar com um sistema de gestão que ajude o gestor na tomada de decisão, que consiga metrificar o desempenho de equipe técnica, fazer o planejamento financeiro e gerir todos os processos dentro de um fluxo organizado, é fundamental para a manutenção e o crescimento de seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua demonstração

    Contrate Agora